Os Bianconeros desde o 1º minuto tentaram controlar o jogo e por certos momentos conseguiram, mas cedo se percebeu que assim não iria ser.
Os Rossoneros uniram-se, deram as mãos e gritaram bem alto um "Estamos aqui e estamos unidos ", foi bonito aquele abraço no inicio do encontro, " a união faz aforça" e assim foi!!!
Até ao ultimo minuto houve emoção e grande qualidade de jogo de ambas equipas.
PS: uma palavra para todos jogadores das Terças, já que as condições climatericas da noite passada não era propriamente as ideais para a pratica do futebol, foram uns Bravos!!!
10 comentários:
Caros companheiros, se me permitem e após verificar alguns momentos do jogo de ontem, fiquei a pensar se não haveria uma evolução no nosso jogo ao nivel tactico, pois assiste-se hoje em dia a interessantes movimentações tacticas de ambas as equipas que procurarei em seguida dissecar.
Começando pela fase defensiva:
- As duas equipas apresentam e assentam o seu jogo em esquemas defensivos completamente diferentes, pois se os Bianco jogam num esquema de pressão media/baixo, ou seja aguardam no seu meio-campo pela equipa adversaria, com cobertura a zona em losango/quadrado (depende de como ataca a equipa Rosso), raramente abandonado o seu meio-campo defensivo. Os Rosso pelo contrario apresentam um esquema de marcação Homem-a-Homem com pressão alta, ou seja, marcam logo a saida do ataque Bianco pressionando o primeiro passe efectuado pelo guarda redes para o ataque.
- Virtudes/Defeitos: O esquema Bianco tem como virtude um menor desgaste fisico dos jogadores e uma melhor protecção á sua baliza e como defeito a facilidade com que esta forma mais estatica de defender pode levar a cair no engodo das rapidas movimentações adversárias surgindo assim por vezes os atletas rosso face-a-face com o guarda-redes bianco. O Esquema Rosso tem como virtude a maior probabilidade de assim provocar o erro na transição defesa/ataque dos Bianco e assim recuperar a bola perto da baliza da equipa adversária; como defeito tem um maior desgaste fisico dos atletas e o perigo de se não conseguir recuperar a bola, o seu meio-campo fica desguarnecido, e sujeito a uma vaga de ataque dos Bianco sem que seja feita a devida protecção ao guarda-redes, pois a maioria das vezes o ataque Bianco fica em maioria à defesa Rosso.
- Na fase Atacante:
Tambem aqui as duas equipas têm distintas formas de abordar o jogo, pois se os Rosso apresentam muitas vezes um futebol directo, intercalado por vezes com um futebol de passe curto, os Bianco raramente não utilizam o futebol curto.
- Ataque dos Rossonero: Usando o futebol directo muitas vezes a opção passa por o Guarda-Redes enviar a bola para o Avançado que a segura para uma entrada vindo de tras de um (ou mais) seu colega, ou, e não raras vezes, passa a jogada individual culminada com um remate a baliza. Usando os nomes do Atletas:
No 1º caso: Johnny-Ruben e entram o Donato e/ou Duarte, no 2º caso: Johnny-Ruben e remate espontaneo deste ultimo.
Ultimamente esta equipa tem mudado o seu esquema de jogo, começando a sua fase atacante na defesa, pelo meio do terreno, passando a bola para uma das laterais se onde surge , por norma o remate. Assim os jogadores são os seguintes: Johnny-Alipio e depois esquerda (Ruben/Duarte) ou direita( Duarte/Donato).
- Ataque Bianconero: Usando um futebol curto os Bianco começam a fase atacante do seu jogo na defesa passando por diversas fases ate chegar à zona atacante, sendo que o inicio normalmemte faz-se pela lateral (esquerda/direita), passando pelo meio, abrindo novamente na lateral(direita/esquerda) surgindo daí o remate ou voltando a colocar a bola no meio para o remate frente a baliza sem protecção ao Guarda-Redes. Estas acções atacantes são muitas vezes efectuadas ao primeiro toque, sendo que a variação existente no ataque desta equipa passa pela jogada individual que alguns atletas com boas capacidades tecnicas conseguem executar. Assim e passando a nomes:
No 1º caso: Lucas-Zé Carlos(direita)/Jorginho(esquerda)-PJ-To(Direita)/Jorginho(esquerda)-remate/PJ(remate frontal). No 2º caso: Lucas-PJ/To/Jorginho e eles vão por ali fora e marcam golo.
Espero que assim tenha contribuido um pouco para percebermos como cada equipa joga e sabermos quais são as suas virtudes e os seus defeitos. Como é obvio isto é o que me parece que acontece na maioria das vezes sendo que acontecem variações momentâneas nestas fases atacante/defensiva das equipas pois fantasia é algo que não falta nestes jogos e a capacidade de surpreender o adversario por vezes é surpreendente, desculpem a redondancia.
Isto é só a minha opinião, digam alguma coisa, se concordam ou não.
Atendendo aos resultados e à diferença de golos a tactica Bianco tem dado mais resultados, mas a evolução é continua e quem sabe se no final da epoca não será o modelo de jogo Rosso a demonstrar que é o mais eficaz.
Um Abraço.
Acho, que isto merecia um post, e porque um postezito do genero " Agora chuto eu" - e esta rubrica seria colocada uma vez por semana!!!
muito bom Sr. josé Carlos!
Parabéns Hakuna... diria que são palavras de um técnico!
Concordo com a tua análise...
Considero que a nossa equipa deverá se reunir para debatermos certos pormenores de jogo (aproveitando a tua análise), quem sabe para melhorar determinadas situações de jogo.
PS: Só não percebi uma coisa no meio desta análise... Se a táctica Rosso provoca mais desgaste físico, porquê que a recuperação da mesma foi na parte final do jogo? Gostava que me respondessem a esta questão...
Abraço,
JóLucho
Em primeiro lugar, os meus parabéns à fantástica análise táctica do nosso Hakuna. Vejo que já atingiste um conhecimento táctico muito grande, quem sabe fruto das conversas com o Mister Andrade, esse grande treinador, homem que lançou grandes nomes do fuebol nacional e que mais importante, descobriu que era melhor o grande capitão do Varzim, Alexandre, jogar a central, em vez de ser ponta-de-lança (aqui ficam as minhas dúvidas... não teria sido melhor o mister mandá-lo seguir outra carreira???).
Mas adiante, a análise está bem feita e é natural que as equipas joguem assim, até porque os Bianco têm elementos mais dotados tecnicamente do que os Rosso, por isso o nosso futebol mais directo. Mas também acho que foi a equipa Rossonera que mais evoluiu desde o princípio da época, pois nos 1.ºs jogos, o ataque para nós era difícil e não saía nada de jeito, o nosso jogo atacante era... forçado, perro, muito denunciado. Agora, só nos podemos queixar dos golos falhados, porque jogo atacante tivemos que chegue e que sobre. Temos é de melhorar aspectos defensivos, pois se marcamos homem-a-homem, às vezes há um que se esquece disso e fica a vigiar à distância (é o capitão caso não saibam de quem estou a falar). Há que defender mais, pois tem capacidade para isso.
Jorginho, se queres uma resposta: um pouco de sorte e muito crer...
Na parte final atacámos bastante, e também tivemos sorte em alguns lances vossos, em que falharam, rematando ao lado, ou grandes defesas do Johnny, que assim se redimiu dos primeiros golos que sofreu. Não desistas e continua a mostrar todo o teu valor, pois quantas vezes não defendeste coisas quase impossíveis e seguraste o resultado.
Quanto a mim... já nem digo nada, há que afinar a chuteira, mas defendi melhor... acho eu
Antes de mais, parabéns ao Hakuna!! Está um autêntico colunista, mas daqueles que percebem do assunto!
Em segundo lugar, quero fazer aqui mea culpa por certos golos encaixados na minha baliza! Confesso que poderia ter feito melhor... Pena só ter "engatado" no final do encontro...
Parabéns a ambas as equipas!
Grande zé vê-se ke passa os seroes em casa do sogro e á volta dum pedaço de papel com as 4 linhas dezenhadas.
Quero salientar ke ele me dá razão em relação á forma como nos defendemos pq a mim da-me dó ver 3 avançados contra um defesa ke é quase sempre ele.
Quanto ao jogo foi mt bem disputado (é de louvar a atitude dos jogadores em largar os seus sofás, familias, amantes, PC, etc.. para virem pra chuva correr atraz duma bola) com inserteza no resultado até ao fim, mas penso ke não ganhamos pela falta de apetite defensivo da nossa equipa.
Jorginho, penso que a recuperação deles só foi possivel porque nós nos desleixamos, tanto a nivel defensivo como atacante, mas o que temos a fazer na próxima vez é nunca esquecermos que o jogo só acaba no fim e que o querer e a vontade da outra equipa tambem contam e foram muitos importantes na recuperação deles, indo os Rosso buscar forças onde ja pensavam não existir, merecendo por tal atitude os nossos Parabéns.
Um Abraço.
Este homem tem a escola do Mister Andrade é muita qualidade e pouco trabalho para fazer, já parece o Tó.
Uma chamada de atenção se me é permitido temos que deixar de vez as discussões de lado e o dizer que vou embora assim não jogo mais etc..., já somos uns homenzinhos toda a gente já passou dos 20 e tal aninhos, que o pessoal chame atenção dos erros e que por vezes diga vai pro carago etc. tudo bem, mas no momento do lance e depois à que esquecer não é estar durante 5 ou 10 minutos a chatear a malta. eu falo pela minha equipa já sabemos que o tó não desce e defende mal, que o Jorge e eu por vezes exageramos nos lances individuais e que eu a partir da 1/2hora de jogo já não desço muito, que o Zé quando encostado à linha é sempre em frente até chegar à baliza que o Lucas por vezes está pesado e deixa uns frangos mas é a nossa maneira de jogar e à que chamar atenção para corrigir, mas não vale a pena a malta chatear-se porque não somos profissionais e estamos lá para nos divertimos como amigos e não para nos zangarmos, há dias em que jogamos melhor há outros em que não estamos tão bem, vamos compreender e facilitar nesses dias em que as coisas não nos correm também. já pareço a voz da consciência não me alongo mais e não tenho a escola do Mister Andrade
Concordo Capitão... Houve uma fase do jogo em que a recuperação dos adversários foi feita devido a alguns "bitytes" no seio do nosso grupo... aliás, eles próprios tb passaram por isso!
Mas na nossa equipa não é normal e isso é que é bonito, para além de tudo o que o PJ referiu.
Abraço,
JóLucho
Enviar um comentário