Depois de um periodo (vários periodos) bastante ocupado a nivel profissional, venho agora, à semelhança da epoca passada, expor aqui algumas considerações tacticas ao futebol praticado na arena da Matriz pelos bravos jogadores da Liga das Terças da Bola. Antes de continuar gostava de alertar o leitor mais desatento que esta análise podera ser um pouco extensa e quiçá um bocado chata, assim deixo este link ( www.zepobinho.blogspot.com )para que se possam distrair com melhores motivos do que aqueles sobre os quais aqui irei dissertar.
Esta época tem sido bastante atipica, ao contrario das anteriores, pois dificilmente os 10 atletas inscritos na Liga se encontram em campo, os Rossoneros estão com uma dinamica de vitoria incrivel e os Bianconeros não conseguem inverter a situação. Explicando melhor:
- Os 10 atletas oficialmente inscritos pelas equipas, estão esta época com dificuldades em praticarem futebol à terça-feira, tendo as equipas que recorrer aos atletas inscritos nas equipas de reservas (e mesmo camadas jovens) dos respectivos clubes, seja por motivos pessoais (contratos extra-futebol assim obrigam), seja por varias e constantes lesões, o que não permite que o futebol este ano tenha a mesma dinâmica apresentada em anos anteriores.
- Os Rossoneros este ano conseguem ganhar, o que não é surpreendente, pois face à qualidade apresentada em anos anteriores, tal seria previsivel, mas a capacidace de manutenção desta dinamica vitoriosa é que é surpreendente e revela um crescimento psicológico e tactico desta equipa. Parabéns.
- A dificuldade que os Bianconeros em não conseguirem ganhar este ano é preocupante e dificil de solucionar, pois o que em epocas anteriores era solucionavel esta época não o esta a ser, devido talvez, a problemas fisicos dos seus atletas?, dificuldades de jogarem juntos?, mudanças tacticas? ou um outro qualquer entrave psicológico que não prmite os experientes atletas Bianconeros terem o mesmo comportamento de épocas anteriores.
A resposta a esta questões, talvez a solução, virá com o decorrer da epoca, que apresenta este ano alterações tacticas em ambas as equipas, e assim, para esta análise tactica vou partir da base das equipas, ou seja, os 5 titulares de cada formação, não considerando alterações que tem existido com a entrada pontual de novos elementos.
Rossoneros:
Tal como disse anteriormente os Rossoneros apresentam este ano um crescimento incrivel, a nivel tactico com o respectivo acompanhamento fisico, pois a equipa que o ano passado fazia uma pressão no meio-campo adversário e não conseguia recuperar quando ultrapassada pelo mesmo deixando a sua defesa à mercê do ataque Bianconero, apresenta este ano uma preparação fisica adquada ao seu estilo de jogo, pois jogam num losango bem definido, com pressão homem a homem no meio campo adversario, sendo que quando o primeiro atleta a fazer pressão é ultrapassado, existe logo um colega a dobrá-lo e o primeiro recupera a posição daquele que o dobrou. Este processo nesta equipa sofre algumas mutações ao longo do jogo e mesmo dependendo dos atletas que jogam pela equipa, porque se esta pressão constante é exercida no inicio do jogo, uma vez encontrando-se a ganhar, aprenderam que devem recuar e desenhar o losango defensivo no seu meio campo. Em relação aos atletas a diferença esta quando joga com o seu capitão de equipa, Ruben, ou com o Bruno, pois tanto um como o outro por norma são o primeiro homem a fazer pressão, mas enquanto Bruno recupera mais rapidamente o Ruben joga de forma mais estática defensivamente o que se reflecte numa forma diferente de desenvolvimento do ataque da equipa pois passa do jogo de futebol mais apoiado para um jogo mais directo, aproveitando o adiantamento da defesa Bianca. Em termos de ataque a grande variante rossonera é a referida anteriormente, pois as restantes movimentações dos outros atletas do plantel é a mesma de epocas passadas, só que este ano mais concretizadora e mortifera, sendo o caso mais gritante o do grande atleta Donato que este ano marca muitos mais golos e com mais qualidade. Prova-se assim que indiferentemente dos atletas que actuam e das alterações tacticas que consegue fazer durante o jogo, os Rossoneros estão fortes e adultos desportivamente e aprenderam como maneatar o futebol dos Bianconeros.
Bianconeros:
A epoca 2007/2008 para os Bianconeros esta a começar de forma negativa e que será para esquecer, ou talvez não, pois sera com os erros que se aprende para melhorar o futuro, e a nível tactico este ano a equipa não se encontra, pois a equipa que anteriormente tinha uma inteligência de jogo superior aliada à qualidade tecnica dos seus atletas, este ano não consegue superar a rede lançada pelos Rossoneros, porque o losango da epoca passada, que defendia no seu meio campo e desenvolvia um contra ataque mortifero, este ano joga num losango/quadrado, quaquer coisa mal definida, em que os seus elementos não têm o rigor de anos anteriores, pois o Tó joga agora mais na defesa deixando Jorge mais desamparado na frente, obrigando Zé Carlos ou Paulo Jorge a sair de tras e a ajudar no ataque, sendo que a capacidade fisica destes atletas este ano deixa muito a desejar, reflectindo-se isso na referida descida do Tó para ajudar a defesa, pois Zé Carlos não é a segurança que ja foi e ofensivamente continua muito limitado, Paulo Jorge já não consegue levar a equipa para o ataque com a mestria que nos habituou, o Jorge já não consegue os mesmos resultados com os seus raids, pois não tem quem o ajude na abertura de espaços para o seu rapido futebol e perde-se a capacidade concretizadora do Tó, porque esta muito longe da sua amiga baliza. Gostava de referir que esta época o grande keeper Lukas esta muito bem e a equipa a ele muito deve este ano. A solução para os Bianconeros passará por os seus elementos tentarem voltar a jogar juntos, para criação de novo de uma dinâmica de equipa e deixar a bola rolar pelos seus pés respeitando a tactica que os próprios inconcientemente criaram em anos anteriores.
Depois deste longo texto, penso que quem não assiste aos fantásticos jogos das Terças, e mesmo quem participa, excepto o Marco que sabe tudo, fica com uma pequena ideia dos movimentos existentes na arena.
Um grande abraço a todos.
P.S.: Desta vez não há desenhos tacticos porque o outo programa era uma demo e eu não consigo encontrar outro, por isso peço desculpa.
P.S.2: Desculpem tambem o tamanho da analise e alguns erros que possa ter.
5 comentários:
podemos não ganhar dentro de campo, mas em posts somos os melhores...eheheheh!
Excelente visão dos jogos, grande Zé, já tenhamos saudades destes coments, sem duvida contribui pro desenvolvimento das terças da Bola, queremos mais...!!!!
Este gajo é um Gabriel Alves autêntico.
Parabéns, Zé "The Wall" Carlos.
Uma grande análise técnico-táctica!
E posso adiantar um pormenor que foi aqui escalpelizado.
A grande motivação para esta boa época Rossonera partiu de uma simples afirmação: "É só até Novembro".
Depois ficou "É só até Dezembro", mas a motivação mantém-se.
E na equipa Bianconera agora é só vedetas. Julgam que são os galácticos. Em vez de virem jogar aceitam cachets para estarem presentes em festas de anos. Os resultados desportivos vêm-se!
Chefe Donato não somos galácticos,somos Violinos.
O nosso Zé põe num bolso, o Gabriel Alves, O Rui Tovar e até a Leonor Pinhão.
Uma "coluna" de analise já, para o zé carlos!!!! Este homem é grande... mas o pacote daquela brasileira tambem...
Enviar um comentário